terça-feira, 12 de março de 2013


CIÊNCIA E CULTURA NA ESCOLA
Matéria publicada no jornal escolar 2012 RIBEIRO NEWS 

Estimular a pesquisa e a produção científica - cultural, no contexto escolar, tem-se constituído um desafio e, ao mesmo tempo, um objetivo inovador de um dos projetos da Escola Raimundo Ribeiro de Souza.
  Ao longo de todo ano de 2012 e, de forma mais efetiva, no segundo semestre, a nossa Escola realizou um conjunto de atividades decorrentes de seu projeto científico-cultural intitulado “a produção científica na escola”. Foram ações construídas de modo compartilhado, movimentando todas as pessoas: de alunos aos técnicos, dos professores aos servidores de apoio, entre tantos outros importantes parceiros.  Também envolveu todas as áreas do conhecimento: das ciências exatas e naturais as ciências humanas, das linguagens as artes, entre outras; gerando um clara constatação que Ciência e Cultura não se separam, caminham juntas na produção do conhecimento.
  Com muita esperança, a comunidade escolar aguardou o último evento deste projeto. O seu ápice aconteceu no dia 23/11 (sexta-feira) com a realização da Feira de Exposição Científica de grandiosa organização. Foram 27 salas de aula, auditório, sala de vídeo, acomodando mais de 50 ações culturais e experimentos científicos. Além disso, o ginásio da escola contou com apresentações de dança durante o turno manhã.
  Quem não participou, perdeu a riqueza de observar a ciência construída no ensino médio. O que se viu foi um verdadeiro espaço de produção, encontro e intensa integração escolar. Corredores movimentados, salas de aula bem visitadas por alunos, ex-alunos e muitas outras pessoas da cidade interessadas em acompanhar o resultado final do projeto.
  Foi uma excelente oportunidade para os professores trabalharem com seus alunos as experiências, observando o que deu certo ou errado em seus experimentos, este foi o momento que a orientação do professor ajudou o conhecimento do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário