quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Ex-governador Almir Gabriel morre aos 80 anos






A Nossa escola esta de luto hoje pelo falecimento do ex-governador.





Por Aguirre Talento

BELÉM, PA, 19 de fevereiro (Folhapress) - Almir Gabriel, que governou o Pará entre 1995 e 2002, morreu aos 80 anos na manhã de hoje, em Belém.

A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos, após um quadro de enfisema pulmonar e insuficiência cardíaca, de acordo com o governo do Estado.

Ele já estava com a saúde fragilizada nos últimos anos, em decorrência do tabagismo.

O governo de Almir Gabriel ficou marcado por um dos principais conflitos agrários do Brasil: o massacre de Eldorado do Carajás, em abril de 1996, quando policiais militares sob o comando do Estado mataram 19 sem-terra que obstruíam uma rodovia no sudeste do Pará.

Almir Gabriel era um dos principais líderes políticos do Estado, mas ficou marcado pelo massacre dos sem-terra.

Apesar de nunca ter sido responsabilizado formalmente pelo crime, era apontado pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) como o mandante: teria saído dele a ordem ao secretário de Segurança Pública para desobstruir à força a rodovia. Ele sempre negou sua participação no caso.

Almir Gabriel foi um dos fundadores do PSDB no Pará e, antes disso, era filiado ao PMDB.

Chegou a cogitar concorrer à Prefeitura de Belém nas eleições do ano passado pelo PTB, último partido ao qual se filiou, mas sua saúde debilitada foi uma das razões que o fizeram desistir.

Almir Gabriel também foi senador constituinte e prefeito de Belém.

fonte: http://www.jornalacidade.com.br/editorias/politica/2013/02/19/morte-pa-ex-governador-almir-gabriel-morre-aos-80-anos.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário