quarta-feira, 21 de março de 2012

História da Escola Raimundo Ribeiro de Souza


  A Escola Estadual de Ensino Médio Deputado Raimundo Ribeiro de Souza, criada como Escola Estadual de 1º Grau Dep. Raimundo Ribeiro de Souza, surgiu em função da necessidade de se extinguir o grupo escolar Frei Gil de Vila Nova, pois as estruturas físicas, hidráulicas e elétricas danificadas pelas inúmeras inundações que atingiram o prédio nos períodos de inverno das décadas de 70 e 80 apresentavam periculosidade aos freqüentadores dessa unidade de ensino. Além disso, havia a necessidade em atender a crescente demanda anual de alunos migrantes em função da construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí.

A escola Raimundo Ribeiro de Souza foi assim denominada para homenagear um ilustre representante político que muito contribuiu para o desenvolvimento de Tucuruí e região. Ela foi construída com a aplicação dos recursos do salário educação pelo governo do Estado do Pará. Inaugurada em março de 1978 iniciou suas atividades escolares com ensino de1ª a 4ª série do 1º grau. Em 1979 a escola ampliou seu atendimento ofertando o ensino de 1ª a 8ª série e o supletivo de 1º Grau (1ª e 2ª Etapa).
Com a homologação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Nº 9394/96, em 20 de dezembro de 1996 e a municipalização do ensino fundamental de 1ª a 8ª série no município de Tucuruí, passou a chamar-se Escola Estadual de Ensino Médio Dep. Raimundo Ribeiro de Souza. Dessa forma, passou a atender no ano seguinte apenas o nível de Ensino Médio, com os seguintes cursos: Magistério, Contabilidade e Educação Geral nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências Físicas e Ciências Biológicas.
A partir de 1998, aumentou a procura por vagas nas escolas de nível médio em função da instalação do Pólo e Núcleo das Universidades Federal e Estadual. Em 1999, os cursos ofertados pela escola Ribeiro de Souza foram autorizados pelo Conselho Estadual de Educação – C.E.E., com os respectivos números de resoluções: Contabilidade e Magistério nº 801/99 e Educação Geral nº 802/99 de 22/10/1999. Ver anexos 01 e 02.
No decorrer do mesmo ano o curso de Contabilidade teve seu último ano de funcionamento, devido à reformulação do 2º grau pela Lei 9394/96 que fez a separação da Educação Geral e o Ensino Profissionalizante no Ensino Médio. Do mesmo modo o curso de

Magistério funcionou até o ano letivo de 2000 devido à orientação da mesma Lei que recomendava que a partir de 2007 todos os educadores deveriam adquirir sua formação de Magistério através de curso Superior nas Universidades ou Institutos Superiores.
Atualmente a escola oferta o Ensino Médio ( Autorização nº CEE-PA) e Ensino Médio – Modalidade Educação de Jovens e Adultos( Autorização nº CEE-PA) nos turnos matutino, vespertino e noturno. Há ainda turmas em dois anexos funcionando somente no turno noturno nas escolas de ensino fundamental Dulcimar Brito e Plácido de Castro.
Fonte: Projeto Político Pedagógico da escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário